Ações

Voluntariado e ODS

Do local ao global: assim funciona o poder de uma ação voluntária. Única, mas não isolada, essa ação pode transformar o cotidiano tanto do voluntário quanto das pessoas beneficiadas por tal ação, desencadeando a conscientização da necessidade de construir uma sociedade próspera e justa, bem como mudanças que vão além dos limites do contexto em que está inserida.

Por isso, o voluntariado pode ser grande aliado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa das Organizações da Nações Unidas (ONU) que estabelece um conjunto global de metas econômicas, sociais e ambientais para melhorar as condições de vida das pessoas e atingir patamar de desenvolvimento mínimo até 2030.

O Em Ação alinhou, neste ano, todas as ações voluntárias com os ODS, ajudando a mobilizar e engajar pessoas na implementação desses objetivos, pois os voluntários podem:

  • criar a ponte entre as culturas locais e os ODS de forma a contribuir para o alcance desses objetivos, por meio de campanhas locais e abordagens criativas;
  • abrir espaços de diálogo local e com outras esferas da sociedade, como forma de engajamento cívico;
  • partilhar conhecimento e estabelecer diálogo entre os saberes locais; e
  • contribuir para a superação de desafios locais por meio da participação coletiva das comunidades envolvidas.

Confira como ações voluntárias do Em Ação estão alinhadas com os ODS.