Conheça o Programa Em Ação

30/09/2010 16:10

Pertencermos a uma sociedade próspera e justa é um desejo de todos nós, e existem inúmeras formas de contribuir para que isso aconteça. Uma delas é através do voluntariado, e a Bolsa sabe disso. É por esse motivo que o Em Ação existe desde 2010, e a Política de Voluntariado desde 2015.

O programa Em Ação foi estruturado pelo Instituto BM&FBOVESPA para promover e apoiar o engajamento dos funcionários, prestadores de serviços e estagiários em ações sociais voluntárias na comunidade.

Além de oferecer oportunidades de atuação nos projetos e iniciativas do Instituto, o programa visa reconhecer as diferentes escolhas e valorizar ações que já são desenvolvidas pelos colaboradores. Pretende também despertar o interesse nessa participação e no exercício da cidadania por aqueles que ainda não tiveram experiência de voluntariado ou de atuação na área social. A principal ferramenta para divulgação e interação entre os participantes é o site Em Ação. 

Política de Voluntariado BM&FBOVESPA

Em junho de 2016, a BM&FBOVESPA lançou a Política de Voluntariado, que reúne todas as experiências e aprendizados acumulados nos mais de quatro anos de existência do programa.

Esse é um passo muito importante, pois mostra o fortalecimento interno do programa e demonstra o reconhecimento da Bolsa do trabalho de vocês, voluntários, que estão escrevendo essa história desde 2010.

A decisão de criar uma política para formalizar as iniciativas de voluntariado geridas pelo Instituto BM&FBOVESPA em parceria com o RH e o Grupo de Trabalho (GT) Em Ação, que reúne voluntários de diversas áreas, foi tomada considerando dois objetivos principais:

1. Estabelecer diretrizes para a participação dos funcionários, prestadores de serviços e estagiários nas atividades de trabalho voluntário oferecidas pela Bolsa;

2. Reconhecer os voluntários que já participam do programa Em Ação e engajar novos participantes.

Envolvimento coletivo
Inserida no pilar social da Política de Sustentabilidade, a Política de Voluntariado da BM&FBOVESPA é fruto de um trabalho colaborativo iniciado em 2013. A primeira etapa envolveu o levantamento de benchmarks para análise das melhores práticas do mercado em programas corporativos de voluntariado.

Em seguida, essas informações foram discutidas dentro do GT Em Ação e serviram como base para a criação das primeiras diretrizes da Política junto ao RH. O documento foi levado para apreciação do Comitê de Sustentabilidade e do Conselho de Administração, que também ofereceram suas contribuições.

Conheça a Política de Voluntariado da nossa Bolsa e entre Em Ação!

 

Leque de ações 

leque de ações têm diversas oportunidades de ações voluntárias para todos os gostos e disponibilidades. Existem oportunidades regulares, para quem tem disponibilidade mensal, por exemplo, pontuais, para quem tem menos tempo, e até a distância, para quem não pode atuar de forma presencial, diretamente nos projetos.

Em 2017, o Em Ação alinhou todas as ações voluntárias do leque com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030, lançada durante a Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável.  

Os ODS são um conjunto global de metas econômicas, sociais e ambientais adotadas pelos países membros da ONU com o intuito de melhorar as condições de vida das pessoas. Ao longo dos próximos quinze anos, com esse novos Objetivos, que são universais, os países vão mobilizar esforços para acabar com todas as formas de pobreza, lutar contra as desigualdades e combater as alterações climáticas.

Como parte do time da Bolsa, você também pode contribuir com essa agenda. O programa de voluntariado da Bolsa é aberto a funcionários, estagiários, prestadores de serviços, e seus familiares. Participar é simples: acesse o site, conheça as ações do leque e entre Em Ação! 

 

 

 

Para fazer sua inscrição nas ações voluntárias é necessário estar cadastrado no site Em Ação. Clique aqui e saiba mais.