Como participar?

01/10/2010 11:02

Você tem força de vontade e quer contribuir para a construção de um mundo melhor? Então, você tem tudo para ser um voluntário!

Nas comunidades, nos grupos de autoajuda e clubes, nas igrejas, nas associações culturais e esportivas, nas instituições sociais e nas empresas, muitas pessoas ajudam umas às outras.

Ao doar sua energia e generosidade, você está respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar o próximo, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos e de melhorar a qualidade da vida de alguém que precise.

Ao nos preocuparmos com os outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e fazem de nós seres humanos melhores.

Pelos benefícios que traz para quem pratica, para as pessoas com quem o voluntário se relaciona e para a sociedade como um todo, o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido.

Quem já é voluntário encontrará aqui um espaço para compartilhar sua experiência. Quem ainda não atua, vai poder conhecer o que outros voluntários e organizações sociais estão fazendo para aprender e participar com eles.

Este espaço é seu! Participe!

 

Orientações gerais

A principal ferramenta do programa é o site Em Ação, portanto, mesmo que você ainda não seja voluntário ou ainda não saiba o que deseja fazer, faça seu cadastro para ter acesso a todo o conteúdo do site.

1. Confirmar o Cadastro: ao se cadastrar, você receberá um e-mail de confirmação e validação de login e senha.

2. Criar seu Perfil: feito o cadastro, você poderá criar e editar a sua página de perfil, onde poderá falar um pouco de si, colocar fotos, trocar mensagens com outros usuários e visualizar as ações das quais participa.

3. Participar das Ações: você encontrará uma galeria de ações, criadas pela empresa (ações corporativas) ou por outros colegas (ações pessoais ou independentes), e poderá participar daquelas com as quais se identifica.

4. Criar suas Próprias Ações: além de participar das ações existentes, você também pode criar a sua Ação - clique em Publicar Ação!

5. Apresentar Instituições: se você tem envolvimento com alguma instituição, pode criar uma página para ela na rede. Basta clicar em Publicar Instituição e, em seguida, preencher os dados da instituição no formulário.

Depois de criar a instituição, outras pessoas interessadas poderão conectar-se a ela. Você também poderá criar ações independentes e relacioná-las à instituição.

Bem-vindo!

 

Leia Mais:

O que é ser voluntário?

Histórico do Voluntariado no Brasil