FUMCAD – Imposto do Bem!

27/05/2015 16:06

Você já pensou na possibilidade de destinar parte do seu imposto de renda devido a programas sociais que beneficiam crianças e adolescentes? Saiba que você pode destinar até 6% do seu imposto de renda devido e se você tem imposto a pagar, pagará menos ou se tiver imposto a restituir, receberá ainda mais e com juros calculados pela taxa Selic!

Para ajudar, o Em Ação elaborou um guia para você saber mais sobre o FUMCAD, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Faça a sua destinação e contribua com o futuro de crianças e adolescentes.

PASSO A PASSO

1 - Você pode destinar até 6% do seu imposto devido ao FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) ao longo do ano (entre janeiro e dezembro).

A contribuição pode ser feita por meio de um simples depósito bancário na conta corrente do FUMCAD. Depois, basta enviar um e-mail com seu nome, CPF, telefone, endereço completo e anexar o comprovante de depósito. Você receberá seu recibo em casa!

2 - Guarde o comprovante da sua destinação para lançar no imposto de renda, na época da declaração. Este recibo é emitido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que é o órgão responsável pelo FUMCAD.

3 - Na época da declaração, escolha o formulário completo. E inclua o valor de sua destinação no item “Pagamentos e doações efetuadas”. Se você fizer sua declaração no formulário simplificado, não poderá reduzir seu imposto devido. Neste caso, sua destinação será considerada uma simples doação.

4 - Se ao final do ano você perceber que o valor de sua destinação foi inferior a 6% do valor do seu imposto devido, você poderá complementá-la (em até 3%) entre janeiro e abril do ano seguinte.

5 - Caso tenha imposto a restituir, não se preocupe. O valor que você destinou será devolvido com juros calculados pela taxa Selic.

6 - Pronto! Você já destinou parte do seu imposto de renda a dezenas de crianças e adolescentes e ajudou a contar mais um capítulo da história desta geração. Seu imposto de renda se transformou no Imposto do Bem e ajudará no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail: emacao@bvmf.com.br.

 

SOBRE O FUMCAD

O FUMCAD tem como objetivo custear projetos sociais que garantem os direitos infanto-juvenis e que sejam aprovados pelo CMDCA, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Sua principal forma de captação de recursos é através de renúncias fiscais dos impostos de renda de pessoas físicas e jurídicas, que optam por destinar parte de seu imposto devido diretamente ao FUMCAD.

Para as doações feitas até o dia 31 de dezembro de cada ano, a valor da renúncia para pessoas físicas, pode ser de até 6% do imposto.

Acesse o site do FUMCAD