15 de fevereiro: Dia Internacional Contra o Câncer Infantil

14/02/2017 17:32

Dia 15/02 é celebrado o Dia Internacional Contra o Câncer Infantil, data instituída em 2001 como forma de divulgação e conscientização da população mundial sobre o tema. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer infanto-juvenil é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, sendo estimados mais de 12 mil novos casos de câncer nessa faixa etária no país em 2017. Os principais tipos de câncer que atingem crianças e adolescentes são as leucemias (câncer da medula óssea e do sangue), os tumores cerebrais e do sistema nervoso central e os linfomas (atingem o sistema linfático). Ainda podem ocorrer neuroblastoma (normalmente de localização abdominal), tumor de Wilms (nos rins), retinoblastoma (na retina), tumor germinativo (ovários e testículos), osteossarcoma (tumor nos ossos) e sarcomas (nas partes moles do corpo).

Ao longo dos últimos 40 anos, o progresso no tratamento do câncer infantil foi significativo, permitindo que hoje, segundo o INCA, 80% das crianças e adolescentes com câncer possam ser curados. É uma notícia maravilhosa não é mesmo? laugh Porém, é preciso um diagnóstico precoce e um tratamento em centros especializados no assunto.

 

Fique atento aos sintomas!

Se você é pai ou mãe e/ou convive com crianças, é importante ficar atento aos principais sintomas do câncer infantil para favorecer o diagnóstico precoce e as chances de cura.

Segundo o INCA, os pais devem estar conscientes de que crianças dificilmente inventam sintomas, então a qualquer sinal de anormalidade, devem ser encaminhadas ao pediatra. Normalmente, os sintomas estão relacionados a doenças comuns da infância, mas isso não deve descartar a visita ao médico. Isso porque os sintomas de tumores infanto-juvenis podem não diferir muito dos sintomas de doenças benignas, sendo assim, quanto mais cedo um médico verificar o caso, maior as chances do diagnóstico precoce e de cura.

Confira abaixo alguns sinais de alerta:

Fonte: INCA

 

Rede de Apoio

Passar pela experiência de câncer infantil pode ser cansativo, traumático e doloroso para a criança e toda a família. Por isso, é fundamental que se busque apoio especializado nesse momento, aliviando o processo.

Muitas famílias precisam se deslocar até outra cidade para conseguir o tratamento adequado, o que nem sempre é possível dada sua realidade socioeconômica. Algumas ONGs oferecem assistência para esses casos, como a Organização Viver. Localizada em Londrina (PR), a instituição apoia crianças e adolescentes com câncer, oferecendo hospedagem e alimentação, doação de roupas, calçados e brinquedos, além de exames não cobertos pelo SUS e acompanhamento psicológico. Em São Paulo (SP), a Casa Maria Helena Paulina e a Casa Hope oferecem serviço gratuito semelhante, acolhendo crianças e adolescentes com câncer sem condições financeiras que chegam à cidade para fazer o tratamento. Confira abaixo outras Instituições que acolhem crianças com câncer e suas famílias em algumas capitais do país. Você também pode acessar o site e ver como ajuda-las, através de doações ou voluntariado.

Além disso, pelo país estão espalhadas Instituições e centros que oferecem de forma gratuita todo o atendimento médico especializado necessário para casos de câncer infantil. É o caso do Centro Infantil Boldrini, um hospital filantrópico localizado em Campinas (SP), que desde 1978 atende pacientes infanto-juvenis com câncer, realizando milhares de atendimentos por ano em diferentes especialidades de maneira gratuita. A organização funciona através da doação de pessoas físicas e da parceria com empresas. Além disso, o hospital possui parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo também uma referência em pesquisa da área de onco-hematologia pediátrica na América Latina. 

Em São Paulo (SP), a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA) oferece tratamento, além de acompanhamento multidisciplinar e reabilitação. A Curumin – Associação de Combate ao Câncer Infantil atua no Rio de Janeiro (RJ) garantindo o pleno funcionamento do Aquário Carioca, o Centro de Tratamento de Câncer Infantil do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), proporcionando um tratamento de qualidade e humanizado, num ambiente diferenciado que permite alternativas lúdicas para o desenvolvimento de crianças e jovens com câncer. Em Porto Alegre (RS), o Instituto de Câncer Infantil (ICI-RS), atua há 25 anos oferecendo a crianças e suas famílias todo o auxílio necessário para o tratamento. Anualmente, a instituição promove a “Corrida pela Vida”, a fim de angariar fundos para dar continuidade a seu trabalho.  

Correr é vida! 

Para quem é de São Paulo (SP), estão abertas as inscrições para a 17ª Corrida e Caminhada do GRAAC, que será realizada no dia 14 de maio, no Parque do Ibirapuera. São duas opções de distância (3km e 10km) e o valor das inscrições será revertido para a instituição que atende crianças com câncer. Para se inscrever, clique aqui.

 

Para mais informações sobre câncer infantil, visite:

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se